O Facebook, gigante da internet, trouxe para seus anunciantes um pouco de conhecimento extra de como fazer seu conteúdo ”bombar” e, claro, gerar leads e convertê-los em VENDAS! Foi realizada uma pesquisa em 2019 pela Wordstream, e de acordo com dados da amostra, os anúncios do Facebook têm uma taxa de conversão média de 9,11% em todos os setores.
Bom, isso falando exclusivamente de Face, mas sabemos que temos o Instagram e o WhatsApp nessa grande família para dar aquela fortalecida no pré e pós-venda, e por que não dizer na venda em si?! Pode parecer simples, mas as métricas tem seus segredos por trás, e para auxiliar a impulsionar seus anúncios separamos 5 dicas que você:
Preste atenção às suas páginas de destino – Imagine, você clica em um anúncio que parece de um produto, que você estava procurando há meses, mas ao clicar leva a uma página de destino com um formulário de inscrição, daí não dá, né!
O Facebook disponibiliza 35 exemplos de páginas de destino de alta conversão e o que as faz funcionar, veja só 👉 https://bit.ly/3i5Wgw4
Use a expansão de segmentação detalhada – A expansão de segmentação detalhada expande sua segmentação para pessoas que podem responder a seu anúncio por meio de dados. Quando você deseja ampliar seu público, mas não sabe por onde começar, pode deixar os detalhes para o Facebook. Para ativar a expansão da segmentação, vá para o menu Público do seu conjunto de anúncios e encontre a seção “Segmentação detalhada”. Clique em “Editar” ou vá para a subseção “Expansão de segmentação detalhada” e marque ou desmarque a caixa “Expansão de segmentação detalhada”.
Otimize sua programação de anúncios – “Uma das maneiras mais fáceis de otimizar os anúncios do Facebook é lançar uma campanha, coletar dados e usar os próprios relatórios do Facebook para determinar o período de tempo mais bem-sucedido para veicular os anúncios”, afirma Devin Johnson, da Kennected. “Comece com a opção 24 horas por dia, 7 dias por semana e, em seguida, reduza a janela para o período que obtém o maior número de conversões.”
Você pode adotar essa abordagem usando os dados do Facebook, o que a torna uma ótima tática para iniciantes ou profissionais de marketing com baixo orçamento.
Michael Knight, da Incorporation Insight, explica como encontrar os relatórios de tempo do Facebook: “Na maioria das vezes, haverá dias em que as conversões estarão em um pico em comparação com outros dias. Vá para os relatórios do Gerenciador de Anúncios do Facebook > Detalhamento > Por hora > Dia para ver esses dados.”
Comece sua campanha à meia-noite – Você deve pensar, mas com assim à meia-noite? Quem vai ver meu anúncio esse horário?
Calma, vamos explicar: Ao criar novas campanhas de anúncios, sempre programe-as para começarem a ser veiculadas à meia-noite do dia seguinte, ao iniciá-las nesse horário, você dá ao algoritmo de aprendizado de máquina do Facebook mais tempo para coletar e usar dados. Começar seus anúncios à tarde forçará o orçamento de sua campanha a ser gasto rapidamente no final do dia. Resumindo, terá gastos mais uniformemente distribuídos ao longo do dia e dados mais limpos. Por sua vez, será mais fácil identificar para onde vai seu dinheiro de publicidade e alterá-lo conforme necessário.
Configure curtidas e compartilhamentos no Facebook otimizados – O Facebook permite que você transforme uma postagem popular em um anúncio com o recurso otimizado de curtidas e compartilhamentos do Facebook. O engajamento da postagem existente será transferido para o anúncio.
“Uma tática de otimização que usei com sucesso é ‘curtidas e compartilhamentos no Facebook otimizados’. É quando minha postagem de melhor desempenho com o maior engajamento é usada para criar outros anúncios, o que faz com que os números se reúnam no novo anúncio que está sendo criado ”, explica Lily Ugbaja, da Finding Balance Mom.
Como transformar uma postagem popular em anúncio pode melhorar sua campanha? “Este [recurso] impactou o desempenho positivamente por causa do elemento de prova social que torna mais pessoas interessadas e leva a mais conversões”, responde Ugbaja.
Você pode converter uma postagem do Facebook em um anúncio por meio do Gerenciador de anúncios do Facebook. Selecione “Criar” no Gerenciador de anúncios como faria para criar qualquer outro anúncio e, em seguida, escolha “Usar postagem existente” quando chegar ao menu suspenso da configuração de anúncio.
Além dessas dicas, um bom criativo, copywriting e encurtador de URL seguem sendo grandes diferenciais em postagens para atração e geração de leads. E tudo isso você encontra aqui na OBRACOM. Está com qualquer dúvida sobre mídias sociais, chame a gente =)
Fran Campana / Social Media OBRACOM