Sobre Marketing Digital DIY (do it yourself)

BLOG_padrao_02012019

Postar no Facebook para você parece barbadinha?
Impulsionar a publicação nem é tão complicado assim. E… que demais! Dá até para fazer anúncio no Instagram em conjunto! #TOP

Você pensa: acabei de economizar uma graninha preciosa sem a necessidade de agência de marketing digital. #SQN

Logo você descobre que os dois primeiros impulsionamentos no Face trouxeram curtidas para o post e não para a página – e que sequer um lead foi gerado. Dói porque você vê seu investimento desaparecendo com um público que está ali tão perto… a um clique.

Aff… com a empresa do conhecido de uma amiga está trazendo resultado, por que para a sua não? – Então, bora lá outra vez: reconfigura, assiste uns vídeos de dicas, aumenta os créditos e retenta. Resultado: é pior que antes ??

Se você valoriza muito seu investimento (e tem tempo), vai buscar falar com o suporte do Face para auxiliar… aqui descobrirá que é bem difícil de achá-los. E, quando encontrar, perceberá que é complicadinho de usar – eles “chateiam” via messenger. Os consultores até fazem o contato via telefone… mas para o anunciante que é de interesse deles (ou seja, os que investem muito). Na grande maioria das vezes, nem chat você conseguirá, vai cair nos bots com seus FAQs e AIs – que não vão conseguir responder nem 10% do que você precisa (aliás, bem menos que isso). Então você parte em busca e encontra um conteúdo coerente na Internet sobre o assunto que você está vivenciando agora. Nesse momento, você entende: caramba, para um post dar resultado é muito mais complexo que uma foto, texto e impulsionamento.

A maioria dos empresários desiste aqui e começa a ficar com a sensação de que redes sociais não servem para seu negócio. Eu digo: talvez, no momento, não sirvam mesmo (ou o Facebook e o Instagram não sejam redes adequadas). Você pensou/estudou outras antes de optar? Viu estratégias e cases do Waze, Pinterest, WhatsApp, YouTube, Spotify ou LinkedIn?

Em alguns casos não são essas mídias que impactam seus prospects, clientes ou outros stakeholders que lhe sejam relevantes. Mídia gráfica, offline (rádio, televisão, revista, jornal), indoor e outdoor, inbound marketing, SEO/SEM (Google ADS), blog, mídia programática, marketplace e tantos outros formatos podem ser bem mais assertivos.

Mas na maioria dos casos em relação ao Face/Insta é falta de conhecimento de como essas redes sociais propagam seu conteúdo e a relação entre estética publicitária, perfil de público (personas), CTAs e as atualizações do algoritmo que não estão trazendo o KPI desejado.

Inclusive entender o KPI que você pretende utilizar pode ser uma boa forma de recomeçar sua campanha. Ou procurar a gente😉

Nivaldo Junior

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