O campo da publicidade e propaganda tem algumas peculiaridades, muitas das quais relacionadas a siglas e termos específicos.
Quem não está plenamente adaptado ao ramo pode ficar confuso, na maioria das vezes. No entanto, é importante frisar que muitos profissionais e estudantes gostam e, muitas vezes, preferem os termos em inglês.
Inclusive, sabendo disso, já publicamos outrora em nosso blog, o Glossário Simplificado de Termos Técnicos, veja aqui.
Contudo, quanto mais leiga a pessoa for nessa área do conhecimento, maiores são as chances de tudo ficar ainda mais difícil de entender e a comunicação friccionar aí no meio.
Conversando aqui em uma reunião de pauta, a OBRACOM resolveu explicar as diferenças e peculiaridades entre a publicidade ATL e BTL, trazendo também o significado por trás dessas duas siglas que dão um tempero a mais na grande “sopa de letrinhas do marketing”.
Let’s go! – Ops, quero dizer: Vamos lá!
PUBLICIDADE ATL x BTL, ou elas podem viver em conjunto?
Antes de responder à questão acima, bora entender o significado das duas siglas.
AGÊNCIA ATL:
“Above the Line”, em português, significa “acima da linha”. Você pode não saber o nome, mas sabe mais sobre este tipo de publicidade do que você pensa!
Essa expressão se destina a todos os anúncios veiculados ao público em grande escala, ou seja, aqueles anúncios tradicionais de mídia offline (rádio, jornal, tv, etc.) e tendem a atingir diferentes faixas etárias, classe social, escolaridade, enfim, um “grande canhão”.
Ou seja, a ideia aqui é falar com todos, pulverizando e maximizando os recursos em mídia. Grandes marcas costumam usar esse formato de anúncio exatamente porque precisam agradar a públicos diferentes na mesma ação.
O cerne da publicidade ATL é: falar com todo mundo e agradar a todos. Por ser amplo demais, este tipo de publicidade dificulta na hora de medir os resultados específicos obtidos, mas, quase sempre, está atrelado à lembrança e confiança de marca.
Por isso, na hora de escolher uma propaganda no formato ATL, saiba que a principal ideia por trás desta estratégia é agradar diversos segmentos e públicos.
AGÊNCIA BTL:
“Below the Line”, em português, “abaixo da linha”. A publicidade BTL é praticamente oposta à ATL, aqui, sabemos exatamente com quem estamos falando, estando limitados a operações mais específicas e longe da “grande mídia”.
Trabalhar no formato BTL é selecionar com certa precisão a idade, o sexo e os costumes do público que você deseja atrair por meio de determinados anúncios.
Portanto, a publicidade no formato BTL tende a abranger o público com mais precisão e tornar o retorno dos resultados da medição mais próximo da realidade.
Um exemplo de publicidade BTL é distribuir Gift Cards (cartão-presente) de um restaurante em frente a uma empresa próxima, perto do horário de almoço, com uma promoção para quem apresentar o Gift Card no caixa. Então, a medição se torna simples: 500 Gift Cards foram impressos, voltaram 50, 10% de retorno. Claro, sem contar, o LTV (ai, outra sigla) desses prospectados. Mas isso, já é outra história. A saber: LTV – Sigla para Lifetime Value ou a capacidade de geração de vendas recorrentes para um cliente.
Bem, você viu como a publicidade BTL trabalha com uma maior segmentação? Pois então, na hora de escolher a publicidade para a sua marca, qual a melhor? ATL ou BTL? O que você faria?
Olha… Se possível… as duas!
Publicidade ATL e BTL são complementares. Porém devido ao alto custo da ATL, muitas marcas optam pela publicidade BTL (mais mensurável). Mas, com certeza, para brand awareness ainda não há nada como os canhões da ATL. E, quando possível, sempre fazer a ATL, pois traz aquela ideia de: “hum, te conheço. Confio em você.”
Agora que você já sabe a diferença entre a publicidade ATL e BTL, que tal entrar em contato conosco e conversarmos sobre uma estratégia personalizada para aumentar a geração de leads da sua empresa, seu brand awareness e comunicação em geral?
Fale com o nosso atendimento e saiba como OBRACOM pode auxiliar, através de um ciência assertiva, científica e geradora de leads, a atingir os objetivos para a sua marca.