SEM ou Search Engine Marketing é o aglomerado de técnicas que se utilizam dos mecanismos de buscas para realizar as ações de um negócio, seja ele digital, físico ou que agrupe os dois modelos 😀
Quando você tem alguma dúvida, qual é a sua fonte de pesquisa favorita? Se você respondeu Google, saiba que essa é a resposta comum para mais de 90% dos brasileiros.
Mas como você pode começar a trabalhar com o SEM de sua marca? Contratar a OBRACOM é a melhor solução. Mas… se no momento tens tempo, mas pouco capital, vale a pena falar direto com a turma do Google ADs e tentar se entender com os nossos parceiros lá. Antes de contratar os serviços do Google ADs, é bom revisar seu site. Você pode ver isso aqui: https://testmysite.thinkwithgoogle.com
Beleza. Seu site está ok, então vamos às dicas:
1 – Crie uma lista de frases importantes formadas por uma a três palavras que descrevam seus produtos/serviços;
2 – Reserve algum tempo para pensar em sinônimos que seus consumidores possam usar para esses produtos e serviços;
3 – Crie uma taxonomia (técnica de classificação) de todas as áreas de foco de seu setor;
4 – Aumente sua lista pensando em termos que pertençam a um nível superior dos quais seus produtos ou serviços sejam um subconjunto;
5 – Analise seu site e extraia dele o que aparentemente são frases fundamentais;
6 – Analise os sites da associação de seu setor e/ou mídia para verificar quais frases são usadas para discutir sobre a área de seu tópico.
É claro que não acaba por aqui.
Mas é um start, um lampejo inicial – a base correta para toda a estratégia de SEM. Existem diversas sugestões e dicas do próprio Google https://goo.gl/Z1UvPF . É um aprendizado contínuo. Por isso, vale a leitura diária para transformar seu tempo em dinheiro ;D.