Lead é uma palavra preciosa no mundo das mídias sociais e para quem quer alavancar as vendas também. São os contatos coletados no qual você tem o nome, telefone ou e-mail de um potencial cliente. Para chegar na conversão em venda, é necessário seguir algumas etapas:
QUEM VAI RESPONDER NAS MÍDIAS SOCIAIS:
Definir uma pessoa na empresa responsável, alguém de vendas (comercial) e que saiba se comunicar muito bem, de preferência com linguagem de internet.
Linguagem de internet entende-se por: que consiga transmitir simpatia, empatia e transparência, e lembre-se, jamais usar qualquer palavra que seja agressiva. Emojis😊 e sentimentos verdadeiros são bem-vindos.
COMO E ONDE RESPONDER:
Além de transmitir simpatia e empatia, é preciso ser direto e atender a necessidade do seu lead no CANAL ONDE ELE ESTÁ. Tente AO MÁXIMO conversar com o LEAD no canal que ele se sentiu confortável em entrar em contato inicialmente.
Se não for possível, e se o produto necessita de uma explicação aprofundada, solicite e-mail ou telefone de contato para mandar uma proposta, e, assim, ter o contato em sua lista de CRM.
Alguns leads não gostam de passar seus contatos, por isso, deixe a opção dele entrar em contato com sua empresa através de outros canais, seja e-mail, whatsapp ou telefone.
FIQUE CONECTADO:
É bom manter um computador sempre aberto na tela das mensagens em horário comercial.
O retorno será mais rápido e, assim, evita de passar a imagem de uma página abandonada.
Todos nós queremos respostas “para ontem” e o contato na internet dá a sensação que será respondido em tempo real.
Eventualmente, se você não atender com a maior velocidade possível, um concorrente poderá fazê-lo.
Isso é válido para qualquer canal de mídia online: Facebook, Instagram, Whatsapp, E-mail, Chats, etc.
UTILIZE CTAs:
Traduzindo livremente seria a “chamada para ação”.
Provavelmente, você já viu isso em anúncios ou nos seus próprios posts e peças: “Compre Agora”, “Chame no Whats” ou “Aproveite Já, esse Desconto termina em 1 hora.”
Porém, mais do que uma forma gráfica de apresentar o CTA, ele deve estar presente também no discurso de quem está conversando com o LEAD. Aqui, recomenda-se o aprendizado de “gatilhos mentais” que possam ajudar você a criar um discurso vendedor em que eles são apresentados de maneira natural, mas sempre instigando à conversão.
CRMIZE-SE
CRM é a sigla para Customer Relationship Management, ou, em bom português, Gestão de Relacionamento com Clientes.
Envolve organização de reuniões, feedbacks, controle de informações, conversas, troca de e-mails, ligações e etc.
Serve para conhecer seu cliente profundamente e saber como satisfazer suas necessidades com o objetivo de fidelizá-lo.
E sabe uma das maneiras mais utilizadas hoje para alimentar o CRM?
Dados capturados nas mídias sociais. Por isso, não faça apenas o contato/atendimento bem feito via mídia social, CRIE UM CADASTRO com os leads oriundos desses canais de comunicação.
A VENDA NÃO FECHOU 🙁
E mesmo se todas essas ações não chegaram na conversão em vendas, não quer dizer que foi perdida. Na maioria dos casos, você tem o produto ou serviço ideal, mas… o lead não está pronto para converter naquele momento.
O que não quer dizer que não possa converter no futuro. E com você.
>> Mail Marketings: É possível fazer ações voltadas para esses clientes que não realizaram a compra. Aí entra um CRM BEM FEITO. Se você tem o e-mail do lead, por exemplo, pode fazer anúncios direcionados para quem não converteu e, em alguns casos, até automatizar mail marketings com ofertas ou produtos de interesse.
>> WhatsApp: O Whatsapp vem se mostrando uma ferramenta super efetiva, também, na conversão de leads, por ser mais pessoal e fácil de responder. Tente fazer um anúncio personalizado sobre algo que o lead gerado queria, envia a ele (pelo número de Whats que você capturou anteriormente nas primeiras conversas) e vai ver a “magia da conversão” acontecer.
Porém, claro, é preciso de profissionais qualificados.
Ao trazer a OBRACOM para auxiliar sua empresa no árduo processo de geração de leads, você encontra a parceria de quem tem em seu CORE BUSINESS a essência de, por canais online e offline, fazer pessoas, empresas e marcas encontrarem seu target.
Mas, depois disso, vem o SEU TRABALHO, pois ninguém sabe mais das condições que sua empresa pode dar, descontos, produtos e serviços do que VOCÊ E SEU TIME.
Se precisar mais explicações e ideias, é só nos chamar 😉
Nivaldo Junior / PSC e Fran Campana / Social Media OBRACOM