GLOSSÁRIO SIMPLIFICADO de termos técnicos

BLOG_padrao_02012019

Quando estamos tratando com mídias sociais, sites, sistemas e aplicativos, muitos termos técnicos, expressões e anglicismos são utilizados. E muito utilizados.

A pedido do Michael Estácio, aqui da firma, vamos começar um work in progress (trabalho constante) de Glossário com a “simplificação da simplificação” dos termos utilizados, para tentar fazer até quem tem a menor familiarização possível com o que fazemos, entender, no mínimo, o sumo, o sentido original do que foi expresso.

Afinal, o que fazemos é uma ciência extremamente complexa que mistura conceitos (e ações) de web design, SEO, mídias sociais, SEM, UX design e muitos outros elementos de marketing, growth hacking e vendas, que, realmente, fica difícil saber todos.

Segue a nossa lista inicial. Startamos em 07/04/2020 e vamos tentar fazer atualizações sempre que possível ou surgir algo novo ou, ainda, que tenhamos esquecido de colocar 😀

GLOSSÁRIO OBRACOM (beta)

Avatar – Foto ou logotipo de perfil de mídia social.
Beta – Algo que se caracteriza por estar sendo testado.
Blog – Página de conteúdo informacional.
Brand Awareness – É a consciência de marca.
Bug – Problema ou erro em uma ferramenta, aplicativo ou site da web.
C-Level – Cargos do Alto Escalão Executivo.
Copy ou Copywriting – Texto vendedor.
CPC – Custo por Clique.
CPM – Custo por Mil Impressões.
CTA – sigla de call-to-ation, ou botão de ação.
CTR – Taxa de cliques, é o resultado dos cliques divididos pelas impressões.
Dark Post – Publicação para um público restrito ou específico.
Deadline – Limite de tempo.
Digital Marketing – Marketing orientado às mídias sociais.
E-com – Loja virtual, um site com finalidade de vendas online.
Escalar – Aumentar/Provocar em escala um hit, repetindo-o até a exaustão.
FaceAds – Criação e gerenciamento de anúncios e investimentos no Facebook.
Fanpage – Página comercial no Facebook.
Fee – Valor combinado entre cliente/agência para serviços, normalmente, mensal.
Google Ads – Criação e gerenciamento de anúncios e investimentos no Google.
Growth Hack – Marketing orientado a experimentos.
Hacks – Alavancas táticas ou estratégicas que impulsionam uma ideia ou ação.
Hit – Sucesso, que teve resultado mais que positivo e possível de escalar.
Impressões – As aparições dos anúncios nos canais web a que estão destinados.
Host Center – Hospedagem central de sites, um servidor para e-mail e site de navegação.
Landing Page – Página única de um site com intenção de gerar leads.
Leads – Contatos ou possíveis clientes.
LTV – Sigla para Lifetime Value ou a capacidade de geração de vendas recorrentes para um cliente.
Mailing – Lista de e-mails de possíveis clientes.
Marketing – Estratégia de otimização de lucros entre produtos/serviços e necessidades/preferências dos consumidores.
Máscara – Foto ou design que represente a “capa” de uma mídia social.
Mídia Social – Canais de comunicação entre membros através de canais como o Facebook.
One Single Page – É um site no qual todas as informações estão na primeira página.
P&D – Muito falado e utilizado na OBRACOM, sigla de Pesquisa & Desenvolvimento.
Persona – Personagem fictício criado como perfil para atingir um target de determinados dados demográficos.
Pivotar – Mudar totalmente um negócio ou uma campanha.
Post – Publicação de uma mídia social ou Blog.
Raff – Esboço ou rascunho.
Rede Social – O mesmo que mídia social.
Remarketing – Anúncio do Google Ads que te “persegue” pela web.
Repost – Publicar o mesmo conteúdo em mais de uma mídia social.
Retargeting – Anúncio do Face Ads que te “persegue” pela web, como o do Google.
Squad – Pequenas equipes multidisciplinares montadas dentro das empresas para problemas específicos.
Target – Público-Alvo.
Tester – Realização de teste em um site ou espaço virtual procurando um bug ou stressando o código.
Web – Um sistema de documentos de hipermídia interligados e executados na Internet.
Web Designer – Profissional que faz sistemas para web como sites, por exemplo.
Web Master – Profissional que cuida do back-end(programação) de sites, host centers e sistemas.

Se quiser saber mais ou ter explicações mais específicas da forma como trabalhamos, pfv, fale conosco via whats (51) 998.777.7832, e-mail obracom@obracom.com.br ou em uma de nossas mídias sociais. Ah, e, claro, se quiser enviar algo, agradecemos ;D

Nivaldo Junior / PSC e Fran Campana / Social Media OBRACOM

Quero saber mais