Utilizar essa estratégia para alavancar as vendas da sua empresa vai muito além de empregá-la na prática e esperar os resultados. É preciso compreendê-la e fazer com que o seu cliente compartilhe todas suas experiências positivas para com a sua marca. Fique com mais um artigo feito pela OBRACOM e saiba como realizar esta estratégia de forma eficaz
Antes de mais nada, Referral Marketing é quando seus clientes indicam o seu serviço para outras pessoas, referenciando a qualidade ou competência do serviço no geral.
Isto pode ser um excelente indício de que sua empresa está adotando as estratégias certas para entregar um serviço/produto de qualidade ao seu cliente.
Porém, o Referral Marketing não depende da sua empresa para acontecer — uma hora ele vai aparecer.
Portanto, trabalhar de forma efetiva para que ele abra as portas do seu negócio pode ser uma excelente estratégia utilizada para aumentar ainda mais sua cartela de clientes.
Mas como fazer? Leia abaixo e vamos lá!
O verdadeiro poder do Referral Marketing
O ser humano é um animal sociável por natureza. Nós gostamos de compartilhar nossas experiências com pessoas próximas — às vezes nem tão próximas — com o intuito de referenciar algo confiável e que não indique sinais de perigo ao outro.
Ou seja, quando vivenciamos algo positivo, nossas chances de compartilhar essa informação são altíssimas — quase que instintivamente.
Porém, o mesmo acontece em situações negativas. Pois compartilhar uma situação ruim com seus próximos evita que situações adversas também aconteçam com eles.
O estudo feito pela Instituição Nielsen diz que mais de 90% dos consumidores confiam em recomendações positivas das pessoas mais próximas a eles.
Além do mais, um outro estudo feito pela empresa McKinsey demonstra que as indicações de amigos influenciam mais de 50% de todas as decisões de compra.
Então… uma recomendação do seu produto/serviço faz sua empresa ganhar muitos pontos; atraindo mais clientes, aumentando o seu capital e consolidando o seu negócio no mercado.
E justamente por esses motivos pelos quais o Referral Marketing se faz tão poderoso. Ele já é instintivo no ser humano.
Vale lembrar também que um estudo do AMA Journal of Marketing, mostra que os clientes obtidos por meio de indicações são mais leais, trazendo uma margem de lucro superior a 25% para o seu negócio.
Como incentivar o Referral Marketing?
Por ser tão poderoso, é certo que várias empresas já fazem o uso dele, certo? Errado!
Um importante estudo feito pela Advisor Impact revela que mais de 80% dos clientes que estejam satisfeitos com uma marca estão dispostos a indicar a mesma. Porém, pouco mais de 25% desses clientes realmente fazem esta indicação.
Isso acontece pelo seguinte motivo: por mais que o referral seja algo intrínseco no ser humano, ele precisa de um empurrãozinho para acontecer — a imensa maioria das pessoas não fazem pela falta de tempo.
Afinal, as pessoas só falarão sobre uma determinada marca/produto/serviço se ele realmente trouxer uma experiência muito positiva para elas.
Resumindo: para você estar na boca das pessoas, o segredo é superar as expectativas!
No entanto, surpreender é algo muito subjetivo. Alcançar esse status pode ser penoso, mas sempre valerá a pena.
Porém, sempre há uma maneira de realizar qualquer coisa neste mundo não é mesmo? Para aumentar suas chances de surpreender o mercado, há algumas coisas que podem ser feitas, como:
1. Traga uma novidade inesperada
Se você conhece o mercado que está inserido, sabe muito bem quais são suas necessidades — isso é inevitável.
Por vezes, é possível imaginar a impossibilidade de realizar tal tarefa e sanar as dores presentes. Porém, esta é uma maneira errada de pensar. Sanar as necessidades é a principal característica que deve estar presente dentro de uma novidade inesperada.
Na maioria das vezes, o processo é automático, tornando o produto/serviço a consequência de uma inovação. Afinal, para sanar problemas existentes, é preciso criar soluções inexistentes.
Vamos pegar o caso da Apple — ou melhor — do iPhone.
Para solucionar os problemas enfrentados pelos consumidores de aparelhos de telefonia, a Apple criou um dispositivo do zero, agregando diversas outras funções, levando a telefonia móvel a um patamar jamais alcançado.
Esta novidade mudou o comportamento do mercado e a ótica dos consumidores em relação aos produtos disponíveis na época.
Tanto que até hoje, por mais que seus produtos já não atinjam os benchmarks de outrora, o aparelho ainda é sonho de bilhões de pessoas mundo afora.
2. Venda a história do seu produto — com significado
“Minha empresa não dispõe de recursos como a Apple para inovar e nosso capital está comprometido com o produto e a execução do mesmo. Vivemos outra realidade!”
Caro amigo empresário ou amiga empresária, você sempre pode contar uma história que crie uma conecte o seu produto/serviço ao seu cliente.
A história pode estar por trás dos motivos pelos quais você criou a empresa, pode estar na qualidade dos produtos (como são escolhidos e desenvolvidos), o propósito do negócio, entre diversos outros existentes.
O mais importante é contar uma história que desperte um sentimento positivo em seus clientes. Que os convide para o seu negócio, que os torne uma parte desta missão.
Para criar uma história fidedigna, é importante responder algumas perguntas, como:
Como sua empresa pretende sanar as dores do seu cliente?
Qual impacto esse produto ou serviço trará para a vida do mesmo?
Qual ideia o seu produto/serviço/marca defende?
Após ter essas perguntas respondidas, utilize essa história em todos os canais de marketing presentes em sua empresa — nunca esqueça da comunicação interna. Ela pode ser a peça chave do seu negócio.
2 Ideias para começar a implementar o Referral Marketing na sua estratégia
Para obter o melhor resultado de Referral Marketing na sua estratégia digital, é importante ter todas as questões do parágrafo anterior sanadas e uma agência de marketing digital em parceria para solucionar todos os seus problemas.
No mais, siga as dicas abaixo para criar uma campanha de Referral Marketing excepcional:
1. Construa uma experiência compartilhável
Criar uma experiência compartilhável nada mais é que pensar numa estratégia onde o seu cliente se conectará com seu produto/serviço, promovendo os melhores sentimentos sobre a sua marca. Pronto.
Por exemplo: invista em embalagens ou pacotes de envio personalizados, pensando no unboxing (estratégia adotada para criar sentimentos relevantes quando seu cliente abrir a embalagem principal do produto).
Para tal, a sua caixa precisa ser interessante e os itens devem estar dispostos de uma forma que fiquem facilmente fotografados — é ótimo quando vemos alguma referência do nosso produto sendo compartilhado na internet, não é mesmo?
2. Realize um atendimento excepcional
Dentre todas as verdades, uma se provalece: um cliente satisfeito sempre volta. Quando sempre satisfeito, sempre indica!
Aliás, só é possível criar engajamento utilizando esta estratégia de atendimento excepcional.
Todo e qualquer empresário que se preze sabe muito bem que investir neste método traz um retorno muito positivo. Porém, um atendimento excelente de verdade é bem raro.
Muita das empresas até cumprem com o esperado, mas ainda estão longe de atingir este patamar desejado.
Oferecer um atendimento diferenciado vai muito além de resolver todos os problemas. Ele deve trazer a garantia para o cliente de que sua necessidade foi sentida, estudada e solucionada.
É sempre importante mencionar que um atendimento começa pela facilidade em que seus clientes conseguem se comunicar com você.
Por isso, invista em diversos canais de comunicação disponíveis nas redes sociais. Desta forma, você abre o leque de opções de seus clientes, trazendo para os mesmos muita facilidade e praticidade na hora do atendimento.
Agora que você já sabe o que significa Referral Marketing e como ele pode influenciar positivamente no seu negócio, que tal entrar em contato com a OBRACOM e deixar que nossos especialistas elaborem uma estratégia personalizada de acordo com as necessidades de sua empresa?
Fale conosco através dos nossos meios de comunicação e saiba as vantagens de contar com nossos serviços!
A OBRACOM agradece a sua visita! Até a próxima!