Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto ou site. A usabilidade pode estar empregada, por exemplo, neste blog que você está lendo.
Citando Jacob Nielsen: “Usabilidade é um atributo de qualidade que avalia quão fácil uma interface é de usar.” Assim, podemos considerar alguns fatores importantes na hora de viabilizarmos um projeto de interface (um site, um aplicativo, uma landing page, etc):
1. Facilidade de aprendizado: a utilização do sistema requer pouco treinamento.
2. Bom de memorizar: o usuário deve lembrar como utilizar a interface depois de algum tempo.
3. Maximizar a produtividade: a interface deve permitir que o usuário realize a tarefa de forma rápida e eficiente.
4. Minimizar a taxa de erros: caso aconteçam erros, a interface deve avisar ao usuário e permitir a correção de modo fácil.
5. Potencializar a satisfação do usuário: a interface deve dar-lhe confiança e segurança.
Estudos de Nielsen sugerem que 75% dos erros de websites poderiam ser minimizados com cuidados a essas atividades, tais como:
1. Encontrar as informações de forma clara (auxiliado por arquitetura de informação, categoria).
2. Entender as informações (auxiliado por forma de apresentação do conteúdo, webwriting, formato da informação).
3. Ter prazer na leitura (auxiliado por projeto de página envolvendo layout, gráficos e ações como rolar página).
4. Realização de pesquisa (auxiliado por localização e formato adequados do procedimento e apresentação de qualidade dos resultados).
Ou seja, é necessário realizar testes de usabilidade com públicos diferentes e utilizar aplicações como marvelapp.com ou quant-x.com, ferramentas relevantes e otimizadas para experimentação de protótipos.
O segredo: Simplificar a sua ideia ao máximo e torná-la tangível. That’s it😉